DESENVOLVIMENTO DO MAPA ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE ATIVOS (CULTURAL SAMP ®)
Sinopse
Conforme especifica a norma ISO 55000: 2014 item 3.3.2, o Plano estratégico de gestão de ativos SAMP é uma informação documentada que especifica como converter os objetivos organizacionais em objetivos da gestão de ativos, a abordagem para o desenvolvimento de planos de gestão de ativos e o papel do sistema de gestão de ativos no apoio à realização dos objetivos da gestão de ativos.
Um plano estratégico de gestão de ativos é derivado do plano organizacional, pode ser contido, ou pode ser um plano subsidiário do plano organizacional.
Do ponto de vista metodológico prático está é uma etapa crítica para o desenvolvimento de uma cultura de gestão de ativos. A ausência de alinhamento estratégico é um dos principais fatores da falta de coesão entre departamentos, processos e pessoas.
Assim desenvolvemos um método estruturado baseado nas melhores práticas de desenvolvimento de estratégia organizacional, de aprendizagem organizacional e adequamos para a gestão de ativos, o qual denominamos de BSC Cultural SAMP, conforme mostra a figura abaixo.
Com uma equipe multidisciplinar de líderes e pessoas chave da cadeia de valor e dos processos do ciclo de vida, desenvolvemos uma sequência estruturada de workshops práticos, o Mapa Estratégico da Gestão de Ativos, alinhado com a estratégia organizacional.
Os seguintes produtos são extraídos desses workshops:
-
O mapa estratégico de gestão de ativos
-
Os objetivos de gestão de ativos relacionados as necessidades e expectativas das partes interessadas
-
Os macro planos de gestão de ativos (AMPs) relacionando processos, pessoas e tecnologias
-
Os riscos e barreiras identificados e com ações de mitigação
-
O código de conduta das lideranças para a mudança que ser quer
-
Apresentação para validação da Estratégias e Planos de Gestão de Ativos
O método de construção do BSC Cultural SAMP permite alcançar os seguintes benefícios essenciais para uma mudança de cultura:
-
Alinhamento de visão estratégica por compartilhamento de visões especificas, bem como as dores e desejos de cada área.
-
Integração e colaboração entre pessoas pela empatia proporcionada.
-
Desejo de mudança por visualizarem o futuro desejado e os benefícios pessoais, para a companhia e para a sociedade